História

A Nossa História

A Associação Portuguesa de Economia da Energia (APEEN) foi criada na Universidade de Aveiro (UA) durante o II Meeting on Energy and Environmental Economics (ME3) que decorreu a 18 de setembro de 2015 no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT). Com a presença e apoio de Gürkan Kumbaroglu, presidente eleito da Associação Internacional de Economia da Energia (IAEE), a APEEN nasceu por iniciativa de um grupo de jovens investigadores da UA, que passa a acolher a sede da associação, e contou no seu arranque com o apoio ativo da sua congénere espanhola (AEEE).

As “negociações” com reconhecidas personalidades Portuguesas na área da Economia da Energia e do Ambiente culminaram numa reunião em Lisboa com os sócios fundadores que se dividem pelos vários órgãos da APEEN. Nesta reunião que ocorreu a 18 de Maio de 2015, os presentes sócios acordaram juntarem-se para dar origem à actual APEEN, pela altura da realização da 12ª International Conference on the European Energy Markets (EEM 2015) que ocorreu no ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, presidido actualmente pelo vice-presidente da APEEN, Jorge Sousa – de 19 a 22 de maio de 2015. A partir daí foram despoletadas todas as diligências necessárias para termos hoje sediada no DEGEIT a nossa/vossa APEEN.

A domiciliação da associação no DEGEIT é o resultado do empenho de um conjunto de docentes envolvidos e substancia e reconhece o papel importante do DEGEIT e da UA nesta área chave, bem como uma concretização da sua relação com a comunidade. Marta Ferreira Dias, Mara Madaleno, Margarita Robaina e Vítor Moutinho foram os investigadores e docentes da UA envolvidos na criação da nova entidade.

A APEEN atua também como filial da IAEE em território português.

Os órgãos sociais da APEEN incluem personalidades do mundo académico, industrial e institucional que representam diferentes perspetivas e apresentam uma considerável diversidade profissional e geográfica. A APEEN é presidida, nesta fase inicial, por Jorge Vasconcelos. O responsável foi o primeiro presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e do Conselho dos Reguladores Europeus de Energia. Fundador da Florence School of Regulation, Jorge Vasconcelos é o presidente da New Energy Solutions e consultor de várias organizações internacionais e autoridades nacionais